17/06/2020

AULAS REMOTAS: esclarecimentos importantes


1. De 19 de março as 30 de abril; e depois de 01 a 15 de junho a escola operou com as “aulas programadas” disponibilizadas em espaço indicado e com divulgação pelos canais oficiais da instituição.
Um deles está no link:
2. A devolução das atividades das aulas programadas disponibilizadas entre 19/3 e 15/6 deveria/deve ocorrer de duas formas: online, via e-mail específico para tal ou presencial, quando impossível a entrega online. Os dias para entrega presencial já foram oferecidos e o envio online pode continuar sendo realizado até 30/06. Até final do mês teremos mais uma possibilidade de entrega presencial, a ser divulgada oportunamente, para quem está com dificuldade de enviar por e-mail.
3. Embora tenham sido oferecidas datas de referência para as entregas das atividades das aulas programadas, os estudantes que não puderam concluir as atividades devem continuar trabalhando nestas tarefas. Quando se apresentarem dificuldades insuperáveis, os estudantes, devidamente orientados e tranquilizados por seus responsáveis, especialmente dos anos iniciais, devem seguir adiante e resolver aquilo que conseguem com maior segurança e tranquilidade. O processo de avaliação será em outro momento. Além disso, os conteúdos enviados, majoritariamente (ou quase totalmente), eram para revisão e reapropriação de conceitos, conforme foi orientado pela SEDUC.
4. As formas de interação de professores e professoras com suas turmas, e os canais utilizados para isso, precisam levar em consideração o acesso dos professores, dos estudantes e de suas famílias ao aparato tecnológico necessário em casa, bem como o domínio para a utilização destes canais.
5. Estamos no processo de ativação das contas @educar de professores e de estudantes para que possam acessar a google classroom, tenham contas de e-mail para armazenamento de materiais e para o recebimento das notificações quando da utilização do espaço virtual. Quem não ativou a conta deve fazê-lo.
6. O próximo passo será a ambientação de professores.as e de alunos.as no espaço virtual. Está etapa ainda não começou e, como em todas as outras etapas, será amplamente divulgada.
7. Especificamente sobre a utilização da sala de aula virtual, também é necessário enfatizar que cada professor.a utilizará os recursos da plataforma de acordo com o aparato tecnológico que dispõe, bem como considerando o domínio (menor, maior, em processo de aprendizagem) que possui. Assim como, a atuação dos professores.as seguirá baseada em um princípio fundamental da escola pública: a garantia de isonomia na oferta da aprendizagem e na utilização de recursos que possam ser alcançados por todas as famílias envolvidas no processo.
8. Por fim, há um esforço coletivo da escola, das famílias e dos estudantes para que esses meses sejam aproveitados da melhor forma, considerando a situação excepcional que vivemos. Este trabalho precisa ser obrigatoriamente conjunto, paciente e construtivo.
Equipe Diretiva

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